Alimentos Funcionais e Obesidade
Atualmente, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública e uma das doenças crônicas não-transmissíveis que, epidemiologicamente, mais crescem em todo o mundo.
Obesidade pode ocorrer devido a alguma doença hormonal, excesso uso de medicamentos porém a principal causa para o desenvolvimento do excesso do peso é o maior erro nutricional encontrado que é superconsumo de alimentos.
Baseado em pesquisas recentes
É possível verificar:
Obesidade aumentou 60 % EUA em cães e Pesquisas sobre a população de cães e gatos que frequentam as universidade e clinica veterinárias mostraram que 25-33 % dos cães e 25% dos gatos são obesos, 40% dos cães adultos apresentam sobrepeso. Podendo chegar até 75% em cães idosos.
Em relação ao câncer um em cada dois cães apresentam sendo o fator principal da geração do cancer a alimentação!!!
Alguns alimentos cnseiderados como funcionais são adjuvantes no tratamento da obesidade, decorrente excesso de peso, existem muitos estudos sendo realizando mostrabdo que eles podem ajudar a contribuir com uma perda de peso mais rápida e segura.
• L-carnitina (aumenta a oxidação hepática dos ácidos graxos mobilizados)
• Cromo (melhora a ação da insulina nos receptores e ajuda no controle da glicemia)
• Ácido linoleico conjugado (reduz a diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos maduros e reduz o acúmulo de gordura)
• Antioxidantes naturais (contribuem na prevenção de doenças crônicas degenerativas)
• Sulfato de glicosamina e de condroitina (auxiliam na prevenção e no tratamento de artrites degenerativas)
• Óleo de peixe (melhora a qualidade da pele e dos pelos e modula a resposta imunológica)
• Triglicerídios de cadeia média (aumentam o gasto energético e auxiliam na redução da gordura corporal).
Alimentos Funcionais
Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporciona benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Esses produtos podem variar de nutrientes isolados, produtos de biotecnologia, suplementos dietéticos, alimentos geneticamente construídos até alimentos processados e derivados de plantas2.
devem fazer parte da alimentação usual e proporcionar efeitos positivos, obtidos com quantidades não tóxicas e que exerçam tais efeitos mesmo após a suspensão da ingestão e que não se destinem a tratar ou curar doenças, estando seu papel ligado à redução do risco de contrair doenças
L-carnitina ou vitamina B11
Entre as substâncias geralmente consumidas, a L-carnitina é utilizada há mais de de dez anos como um recurso ergogênico. Muitos atletas adotam o uso de manipulações nutricionais para melhorar seu desempenho.
A alegação mais importante para o seu uso relaciona-se com o seu papel no metabolismo dos lipídios, por isso anuncia-se muitas vezes que a Lcarnitina melhora o metabolismo deste nutriente, reduzindo a massa gorda, além de aumentar a massa muscular.
Esta subância é produzia pelo fígado, porém já existe como suplemento
•Consulte seu médico veterinário.
Ácido linoleico conjugado
Estudos realizados com animais e humanos têm sugerido que o CLA possui ação anticancerígena, anti-aterogênica, além de estar relacionado a alterações na composição corporal, uma vez que levaria ao aumento da massa muscular e redução do percentual de gordura
Vem sendo considerado um potente agente antiobesidade, pelas suas possíveis propriedades moduladoras no metabolismo lipídico. Ele é encontrado em pequenas quantidades em uma grande variedade de alimentos.
O ácido linoléico conjugado é encontrado em maiores concentrações na gordura de ruminantes, como, por exemplo, carne de gado, laticínios, entre outros.
Óleo de peixe
Grupo composto pelos ácidos graxos poliinsaturados,
Estes estão divididos em dois grupos: os da família ω6 (ácido linoléico) ω6 são encontrados em óleos vegetais e o ácidos graxos ω3 , estes são encontrados abundantemente em certas plantas e em óleo de peixe .
Estes ácidos graxos encontram-se relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial
Os ácidos graxos ω3 apresentam dois derivados muito importantes (EPA – ácido eicosapentaenóico e DHA - ácido docosahexaenóico). O EPA émuito importante na prevenção de doenças cardiovasculares e hipertensão. O DHA apresenta capacidade de prevenir doença cardíaca, reduzir a taxa de triglicerídeos, além de ser importante no desenvolvimento da função visual e cerebral.
Triglicerídios de cadeia média
Estão associadoa a termogênese, redução da gordura corporal, e saciedade precoce.
Existindo estudos informando sobre a melhora da resistência insulica, redução de gordura corporal e tolerância a glicose em ratos.
Antioxidantes
Como o estresse oxidativo é um fator negativo, presente na maioria das doenças crônicas, uma vez que obesidade predispõe a doenças crônicas, os antioxidantes dietéticos são considerados como agentes eficazes na profilaxia e no combate a essas patologias.
Sabendo que possuímos antioxidantes endógenos produzidos normalmente por nosso organismo e antioxidantes exógenas que devem ser que atuam como moléculas “suicidas”, neutralizando o radical livre. Sendo que a reposição deles deve ser contínua, mediante a ingestão de alimentos que os contém.
Nutrientes com função antioxidante, tais como o ácido ascórbico (vitamina C), o β-caroteno, o α-tocoferol, o zinco, os flavonoides e o selênio.



